Homem MalhandoO fortalecimento muscular se dá depois de uma rotina de exercícios que tem por objetivo maior exatamente isso. Ele deve ser apenas um complemento para atletas, isto é, para pessoas que já praticam uma atividade específica. A musculação nesse caso vai potencializar os músculos, que se fortalecerão conforme forem estimulados. A força e flexibilidade também é trabalhada no fortalecimento muscular.

Para trabalhar os músculos é preciso frequentar uma academia e ter assistência de um profissional qualificado. Os exercícios precisam aumentar de nível de acordo com resistência que o praticante vai adquirindo. Devido a musculação, as fibras musculares se fortalecem e, como são elas que revestem as articulações, elas dão mais estabilidade articular, dessa forma, há mais proteção em relação a lesões.

A quantidade de massa muscular que alguém terá não é determinada apenas por quanto ela se exercita mas também pela sua carga genética, isso significa que algumas pessoas tem chance de adquirir mais massa muscular do que outras com a mesma quantidade de exercícios. O exercício que mais contribui para o fortalecimento dos músculos é o levantamento de pesos, apesar de outros também ajudarem, em menor grau.

A musculação provoca o que se chama de hipertrofia muscular. Esse processo é causado por causa das repetições de séries de exercícios que provocam uma força de tensão sobre as fibras musculares. A tensão sofrida pelos músculos estimula o metabolismo das células, a quantidade de componentes celulares, então, aumenta, dando maior volume muscular. Isso ocorre basicamente porque quanto maior o trabalho a que é submetido as fibras que constituem os músculos, maior é a necessidade energética das células e consequentemente a produção de glicogênio vai multiplicar, fazendo com que a massa muscular aumente.

A flexibilidade é um fator a ser melhorado quando alguém começa a fazer musculação. O processo anteriormente explicado favorece a elasticidade das fibras musculares, o que amplia as possibilidades de movimentos para quem pratica o levantamento de peso, por exemplo, pelo fato dele forçar os músculos nos constantes movimentos de contração que provocam a tensão das fibras. As repetições desses movimentos estimulam de forma direta a força muscular e sua resistência por serem movimentos localizados, ou seja, que se concentram em um grupo muscular específico.

Quanto maior o esforço em fortalecer os músculos maior resultado se tem em relação as contrações musculares e possibilidade de movimentos. A qualidade de vida aumenta, diminui a probabilidade de problemas cardíacos e até respiratórios. O exercícios que envolvem levantamento de peso e fortalecimento muscular são os mais recomendados para quem sofre de obesidade. A razão da recomendação é o fato da musculação aumentar o metabolismo e, por consequência, facilitar a perda de peso, afinal exercícios combinados com uma dieta provocam queima de calorias.

Os exercícios de musculação que tem o objetivo de dar força, são recomendados para pessoas de todos as idades, principalmente os idosos. Nessa faixa etária (a partir dos 55 anos), as pessoas começam a apresentar degenerações musculares que limitam suas possibilidade de movimentos e prejudicam a qualidade de vida. Quando elas começam a exercitar o corpo, principalmente com a musculação, a flexibilidade e a força podem aumentar, ajudando na movimentação do corpo e ampliando suas possibilidades de sobrevida. Porém, é preciso ter cuidado, os idosos não tem a mesma resistência de um adulto jovem, os exercícios não podem forçar além de sua capacidade para não ocorrerem lesões que nessa fase da vida demoram para serem regeneradas por causa do metabolismo mais lento.

Assim como os idosos, crianças e pessoas hipertensas precisam de maior atenção quando o assunto é fortalecimento muscular via levantamento de peso ou algo do gênero. O primeiro grupo exige cuidado quanto a exposição a esse tipo de exercício pois o excesso pode causar problemas de crescimento. Quanto aos hipertensos qualquer atividade que exija muito esforço pode aumentar a pressão arterial e levar até mesmo a morte.